domingo, 16 de setembro de 2007

Hipertexto



O que para muitas pessoas acontecia de forma neuronal natural-individual, hoje, na era da internet, consegue-se de forma neuronal artificial. De forma neuronal natural-individual a que me refiro é a maneira que muitas pessoas usam para expressar suas idéias, vão fazendo sinapse de várias informações armazenadas na memória, é como ir linkando uma idéia aqui, outra idéia ali até compor e enriquecer uma exposição geralmente oral. Para mim isto vem a ser um “hipertexto” individual.
Mas com a criação desta ferramenta digital, que é o hipertexto, a construção pode passar de neuronal natural-individual para digital-colaborativa, pois a aprendizagem fica muito mais rica possibilitando a agregação de várias idéias. O indivíduo que domina esta ferramenta passa ser um pesquisador. O hipertexto possibilita a construção de uma aprendizagem baseada na liberdade de exploração, de uma diversidade de informações, e na satisfação de curiosidades individuais.
Claro que, como todo o instrumento de aprendizagem não é cem por cento positivo, pois se o indivíduo não estiver bem orientado, bem preparado para o uso do hipertexto pode vir a se perder num emaranhado de informações.
Por fim, o hipertexto pode contribuir muito no desenvolvimento da criticidade e autonomia do indivíduo desde que bem orientado.

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